Image for post
Image for post

Em breve, todos seremos venture capitalists. Seja como anjo, investidor em um fundo, gestor de um fundo, ou sócio de uma startups (founders e talentos com opções/ações), estamos todos criando o futuro da humanidade. E já que essa atividade é parte relevante das nossas vidas ou do destino do nosso patrimônio, porquê não sermos os mais talentosos e profissionais que podemos ser?

Ao longo da nossa jornada, coletamos e produzimos inúmeros materiais que nos ajudam aos poucos formar o mosaico desse grande mistério que vivemos. Somos cria e criadores.

Se a Lista de Yoda era nossa lista de leitura para…


Image for post
Image for post

Foto: Scholtz // WSL

“Existem forças desconhecidas que não nos deixam descobrir do que realmente somos capazes. Elas não querem que percebamos que as coisas que suspeitamos serem extraordinárias sobre nós mesmos, são reais. Eu acredito que todos acordariam se vissem o que aquelas poucas pessoas que assumem os seus talentos conseguem fazer. Acreditar em si mesmo é contagiante. É uma permissão para sermos super-heróis.” Mr. Glass

Eu estava em um pub em São Paulo comemorando o fim de 2014 com meu irmão e amigos, curtindo um pint de Guinness e ouvindo uma banda cover tocando The Killers, quando de…


Image for post
Image for post

“Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e sozinho levantarei o mundo” Arquimedes

Na física, a alavanca é um objeto rígido que é usado com um ponto fixo apropriado (fulcro) para multiplicar a força mecânica que pode ser aplicada a um outro objeto . Isto é denominado também vantagem mecânica, e é um exemplo do princípio dos momentos.

Além de ter descoberto como projetar máquinas capazes de levantar navios inimigos criando formas de defesa e ataque eficientes, Arquimedes entendia o poder da velocidade, o que resultou na invenção de armas de ataque em massa contra os romanos, garantindo várias…


Image for post
Image for post

Photo by Giulia May on Unsplash

O ciclo da vida

Do ponto de vista biológico, o crescimento nada mais é do que uma das etapas do ciclo da vida: nascemos, crescemos e morremos. Alguns animais, como os mamíferos, têm crescimento determinado, ou seja, o crescimento cessa em um certo estágio da vida, e o organismo passa a degradar até a morte. Outros, como os peixes, tem crescimento indeterminado: eles crescem até o fim de suas vidas.

Mas a partir da constatação de que esse ciclo é inevitável, duas questões têm rondado a humanidade desde os início dos tempos: i) qual…


Image for post
Image for post

Photo by Irvan Smith on Unsplash

Quando a Microsoft anunciou a compra do GitHub em Junho de 2018 por US$7.5 bilhões, o mercado acionário reagiu com muito otimismo, levando o preço das ações da empresa a um novo patamar naquele momento. Afinal, a aquisição iria proporcionar o alcance a mais de 28 milhões de programadores espalhados em mais de 1,5 milhão de empresas ao redor do planeta.

Em um mundo onde tudo é software, não se vive sem programadores. E para empresas como Apple, Google, Microsoft, Tencent, Baidu, entre outras; ter um relacionamento direto com os programadores que alimentam suas…


Image for post
Image for post

Photo by Dylan Luder on Unsplash

Historicamente, os investimentos de venture capital em empresas B2B representam a grande parte do total investido em startups, dado que seus retornos são mais previsíveis que os investimentos em startups de consumo. Mas em contrapartida, as empresas bem sucedidas de consumo (B2C) geram um retorno muito superior comparado às startups bem sucedidas de B2B; dado que quando essas empresas dão certo, elas dão MUITO certo.

Em momentos de bonança macroeconômica, os investimentos em startups de consumo crescem em comparação aos investimentos B2B. O contrário também é verdade em momentos de crise. E é justamente…


Image for post
Image for post

Photo by Juan Gomez on Unsplash

A Rainha Vermelha é um personagem fictício de um livro do Lewis Carroll (autor do Alice no País das Maravilhas) chamado “Alice do outro lado do espelho”. Na história, Alice termina percebendo que ela está correndo cada vez mais rápido mas sem conseguir sair do lugar.

Vendo a menina cansada e frustrada, a Rainha Vermelha explica para Alice que naquele mundo, é preciso correr o máximo possível para ficar no mesmo lugar e que se ela quiser realmente ir à algum lugar, seria preciso correr duas vezes mais rápido.

A moral dessa história, que…


Image for post
Image for post

“What is the most resilient parasite? Bacteria? A virus? An intestinal worm? No..It’s an idea. Resilient… highly contagious. Once an idea has taken hold of the brain it’s almost impossible to eradicate. An idea that is fully formed — fully understood — that sticks; right in there somewhere.” Cobb (Leonardo diCaprio — A Origem)

Se “O Lobo de Wall Street” é a ode à máquina de vendas, “A Origem” é o pilar da máquina de produto. …


Image for post
Image for post

Photo by NASA on Unsplash

Sorte é tudo na vida.

O lugar onde você nasce, os seus dotes físicos e a escola onde você estudou, podem significar tudo na jornada da sua vida. Empreendedores no Vale, por exemplo, tem 10x mais chance de dar certo do que seus pares por aqui. Mas nada na vida é determinado e imutável. Uma coisa é entender o tamanho do desafio quando não se parte de um ponto privilegiado, o outro é se entregar e não se dedicar a tentar conquistar o universo a partir do Brasil. …


Image for post
Image for post

Photo by Greg Rakozy on Unsplash

Todo empreendedor que se preze sonha em conquistar o universo. Alguns querem fazer bem a milhares de pessoas. Outros desejam apenas que seu produto seja usado por milhares de pessoas. E tem alguns outros que sonham em milhares de pessoas fazendo fila para comprar seu último lançamento. Mas todos têm algo em comum: o desejo de conquistar o universo.

Talvez o maior desafio nessa jornada é justamente escolher o ponto de partida para a conquista. Muitos, inebriados pelas inúmeras oportunidades, tentam explorar o maior número de possibilidades ao mesmo tempo. Poucos, seja por experiência…

Edson Rigonatti

Founder @astellainvest, Venture Capital, Brazil

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store